Crônicas de amanhã
As soluções de problemas de amanhã Por Urjel Morais
Cada vez mais, a participação política do cidadão brasileiro tem motivado a modelagem do nosso país com um modelo mais democrático e participativo. Embora a visibilidade tenha sido maior devido aos protestos públicos, não se pode ignorar a importância da internet e das redes sociais. Agora os grandes grupos passaram a valorizar e se interessar mais pelo conteúdo distribuído online e desta forma, estão surgindo outras maneiras de se reclamar e sugerir soluções.
Ganhador do premio Appmycity de 2013, com o objetivo de criar uma ponte entre os cidadãos e o governo surgiu o Colab. O conceito por trás do programa é que o usuário reporte os problemas do local onde vive. É possível ainda propor soluções para os problemas recorrentes e avaliar serviços públicos como hospitais e escolas. Recursos como geolocalização e o uso de fotos ajudam a identificar os problemas de forma clara e focada. Os governos possuem ainda uma estrutura própria para acessar as reclamações. Existe ainda uma forma de gerar relatórios customizados sobre determinado problema.
Com uma estrutura similar, o aplicativo Protestaí distingue por mundo, país ou cidade do usuário, e permite que o este tire fotos e compartilhe textos com palavras-chave sobre o problema que teve. O aplicativo permite que governos, instituições ou empresas sejam citados nas reclamações, que são contabilizadas por similaridades e número de protestos.
Outra estrutura simples, mas eficaz, é o site Reclame Aqui. O site agrupa as reclamações por empresas e cria ranking das mais e menos reclamadas. Existe também a possibilidade de filtrar e comparar diversas empresas por reclamações. É possível ainda avaliar o status da resolução dos problemas de outros usuários.
Com uma proposta diferente, a cidade de Porto Alegre se posiciona como uma wikicidade e cria um mapa colaborativo para se discutir a capital gaúcha. o site portoalegre.cc permite que qualquer usuário se cadastre e colabore com idéias sobre como melhorar a cidade. O cc ao final remete à licença de compartilhamento de conteúdo gratuito.
É possível criar e reorganizar as formas como contribuimos para a melhoria de nossa sociabilidade no mundo real. É preciso ainda, que as pessoas se envolvam e participem para que os dados sejam representativos e continuem a mudar consistentemente a forma como as cidades, organizações e empresas são geridas. Entre nestes sites, conheça as propostas e colabore para um país melhor.
Urjel morais - jornalista - urjelm@gmail.com